Luciane, São Paulo e todas as Mulheres






"E quem vende outro sonho feliz de cidade, aprende depressa a chamar-te de realidade. Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso." - Caetano Veloso, sobre a cidade de São Paulo.

Nesse momento, já passei metade de um ano nessa cidade e como falámos durante a nossa manhã juntas no coração da cidade, sou mais uma dessas pessoas que vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Mas nesse dia, queríamos mostrar o amor por ela, viver essa selva urbana e fazer parte dela.










A Luciane, tal como outras meninas que irei fotografar em breve, faz parte de uma nova geração de mulheres que lutam pelos seus direitos, de forma diária. A cada dia que passa me apaixono mais por esse tema, o poder da mulher na sociedade e o que nós todas podemos fazer umas pelas outras.

Menina tímida, jovem, ainda tentando descobrir quem realmente é, com veia artística e muito alegre. Essa é a Luciane. Nervosa por nunca ter feito um ensaio fotográfico, ainda pra mais num local público que, apesar de ser muito cedo numa manhã de domingo, acabou se revelando mais agitado do que o esperado!












São Paulo, e o Brasil em geral, é particularmente duro para as mulheres. O machismo persiste, o preconceito também e o assédio/violência é inimaginável. 
Desde que cheguei aqui ainda não tive coragem de sair na rua, sozinha, de saia/calção ou até de vestido. Me sinto mais observada aqui do que nunca (sobretudo porque tenho tatuagens enormes nas pernas) e, se por sermos mulheres, já mexem connosco completamente vestidas, imagina mostrando um pouquinho de pele! É triste, mas não nos deveríamos privar de absolutamente de nada, só pelo medo que temos dos outros. 
















Meu trabalho não será só pelas fotos bonitas. Quero fazer a minha parte na mudança. Mostrar ao mundo do que uma mulher é capaz, seja eu Fotógrafa ou seja a pessoa retratada. Gostaria também de poder dar a essas mulheres, um pouquinho de felicidade e, quem sabe, resgatar sua auto estima. Só isso, esse pequeno gesto, poderá dar a essa pessoa a energia que ela necessita para enfrentar as dificuldades que todas nós atravessamos no dia a dia. 












Por isso que eu amo tanto fazer esses ensaios. O impacto que esse trabalho tem numa pessoa, pode valer muito mais que conversas e elogios. É muito difícil captar a alma de alguém através das imagens, eu estou ainda aprendendo a fazer isso. Mas eu sei que elas se identificam com quem está lá. São realmente elas. Mais do que qualquer espelho poderia fazer por elas.














Apesar de todas essas dificuldades que a vida nos apresenta, juntas, nos divertimos muito mais! A gente fala pelos cotovelos, como se nos conhecêssemos há anos, fazemos piadas, trocamos ideias de trabalhos, enfim...

Após termos começado o ensaio no "minhocão" (talvez o viaduto mais conhecido de São Paulo, para quem não conhece) e termos sido interrompidas por uma maratona, fomos passeando ao longo do viaduto, procurando lugares alternativos para continuar fotografando. Foi tenso. Domingo de manhã bem cedo, ruas quase desertas, três meninas juntas... Mas, vamos esquecer isso! Ai São Paulo, terra cheia de emoções e adrenalina.














Então, apesar de todas as barreiras que a gente impõe, eu quero te conhecer. Quero te fotografar. Te dar a conhecer ao mundo e mostrar o quão inspiradora, linda e merecedora de tudo o que a vida tem para oferecer. Independente do que qualquer homem te possa falar.

A Luciane é mais uma dessas meninas mulheres. Que luta pra ter seu espaço na sociedade, que luta para descobrir e alcançar seus sonhos. Vulnerável, criativa, que sonha com galáxias distantes e suas estrelas. Ela é como eu, como você, como todas nós.


















Vamos parar de lutar pelas coisas erradas e vamos nos unir mais? Conheça a história de outra mulher, faça mais amigas, se una para lutarem juntas pelos mesmo direitos e deveres na sociedade. A gente tem tanta coisa em comum, apesar de todas as diferenças e divergências.

Se eu puder contribuir um pouquinho para sua felicidade, através do meu trabalho, será um grande prazer e honra.


Abraço,

Filipa




1 comment:

design by WE BLOG YOU