A Carolina




Meus queridos e minhas queridas, eu sei! Nem precisam falar nada. Que desleixo, sem posts novos há muito tempo. Pois é, eu sei disso. Mas entre dois empregos, correria total entre os dois, trabalho aos fins de semana e viagens pelo meio, confesso que fica bem difícil para mim simplesmente chegar em casa, sentar na frente do computador e passar horas a fio editando fotos. 

Nesse processo, estava impedidindo vocês de verem esse ensaio lindo que fiz com a Carolina, há um tempo. 










Numa tarde excepcionalmente quente de inverno, convidei a Carolina a fazer um ensaio comigo, porque fazia um bom tempo que estávamos tentando marcar um. Já com um pouco de experiência em posar, uma menina novinha e com uma linguagem e consicência corporal fora do comum, não pude deixar de insistir em fazer essa colaboração. E super valeu a pena <3












A Carolina faz aulas de Pole Dancing, o que acaba contribuindo para que ela mesma consiga ter um controle do seu corpo superior. Na medida em que as poses conseguem ser mais ousadas, sua flexibilidade é maior também e é de uma elegância incrível. Eu simplesmente ficava admirando tudo isso, enquanto a fotografava. Minhas expetativas foram superadas.

Como já mencionei, apesar da Carolina ser bem novinha ainda, ela expressa uma grande maturidade e isso acaba se refletindo nas imagens. Sua confiança, sensualidade e personalidade forte, facilmente se destacam.












Tal como já tinha acontecido com a Thays Vita, no boudoir anterior que mostrei para vocês, as coisas fluíram de forma muito, muito natural. Com meninas que já posaram várias vezes, é bem normal que isso aconteça. Quando fotografamos alguém sem muita ou nenhuma experiência, o trabalho de direção do fotógrafo é ainda mais relevante e de uma responsabilidade muito maior. O nosso papel, nessa situação, é de fazer com que essa pessoa se sinta à vontade, não fazê-la pensar que está sendo fotografada o tempo todo, manter o diálogo e sorrir - muito! Pode demorar anos, até aperfeiçoar essa mesma técnica.














Não sei ao certo quanto tempo demorou esse ensaio, mas entre conversas, trocas de experiências, risadas... Fui conhecendo um pouco desta menina. Ao mesmo tempo que me encantava demais com sua beleza. 

A Carolina sonha viajar muito, quem sabe ir para a Irlanda e se aventurar fora da sua zona de conforto. Que inveja eu tenho dos seus 19 anos. Com todas as oportunidades em aberto, tanto por descobrir ainda. Sei que não sou velha, ainda, mas são quase dez anos de diferença e inevitável pensar no tanto que eu já passei desde então e nas voltas que a vida deu.












A nudez acaba surgindo sempre de forma muito espontânea nos meus retratos. É claro que, dependendo do que a cliente quiser ou mesmo do seu perfil, isso é discutido previamente em algum momento. No caso da Carolina, sempre soube desde o ínicio que isso seria uma não-questão, digamos assim. Esse é o tipo de confiança que ela passa. Ela se ama, se cuida, é uma mulher sem inibições, linda e adora ser fotografada. Ela está na sua zona de conforto e eu, é claro, também.














As fotos que fizemos no banheiro fora são, sem dúvida, minhas preferidas. Aquela luz, meu deus. Sério. 

Lógico, eu sabia e já tinha falado para a Carolina que a gente teria uma luz direta no banheiro por volta das 4 da tarde, mas nunca imaginei que tivesse esse efeito na pele dela. Não conseguia parar de fotografar ahah
















Hoje em dia, tanto o Feminismo como o empoderamento feminino, andam nas bocas do mundo. E, sobretudo, sendo comentado e discutido de forma muito vívida nas redes sociais. E, com isso, cada vez mais meninas se sentem mais à vontade para partilhar seu trabalho como modelos fotográficas, nessas mesmas plataformas. Eu acabei me dando mais conta disso mesmo, quando entrei no mundo da fotografia aqui em São Paulo. Com as redes sociais, não só é fácil conhecer os trabalhos de outros fotógrafos, como a gente acaba conhecendo meninas que já posam ou querem posar. 

Talvez, há não tanto tempo atrás, seria impensável que elas pudessem partilhar com o mundo seu trabalho. Deboche, xingamento, machismo, comentários chauvinistas, enfim - a lista continua eternamente. Continua acontecendo, sim. Infelizmente. A diferença, é que essas meninas - para além de não se esconderem mais - estão aprendendo a enfrentar seus medos e as pessoas que as tentam impedir e, de alguma forma, as reprimir de fazerem o que elas bem entenderem com sua vida e seu corpo! E isso, não tem preço.




















Ao contrário do que muitos homens (e mulheres - sim) ainda pensam, essas meninas são muito mais do que "apenas" uma cara e um corpo bonito. Essas meninas, mulheres, sempre tiverem sua opinião, desejos, sonhos na vida, mas por algum motivo "desconhecido" nunca lhes era permitido se expressar. Passando assim a imagem de burra, incapaz de algo melhor, enfim. Muito pelo contrário, meus amigos, elas são dotadas de personalidades fortes, determinadas, opinadas, se dão ao respeito perante situações de sexismo, muitas delas são ativisistas em algum tipo de causa e não se vão calar!


















Não quero transformar esse post em um manifesto feminista, mas não tem como não abordar esse assunto. Sobretudo, quando trabalho diretamente com meninas que sofrem preconceito e discriminação na pele, todos os dias, porque fazem o que gostam e com toda a liberdade do mundo. Se eu tiver o poder de ajudar alguém a se libertar disso, nem que seja por algumas horas, diante da câmera, me consideram uma mulher muito feliz com o que faz.

Mulher bonita, com confiança e muito amor próprio, não deve - jamais - ser julgada e violentada. Mas sim, sempre apreciada e acima de tudo, respeitada!

Deixo-vos com o resto do ensaio maravilhoso com a Carolina, de uma beleza que eu nunca esquecerei <3





















No comments:

Post a Comment

design by WE BLOG YOU