Julia e Alice





Essas duas meninas, me fizeram relembrar de como meu trabalho é tão divertido e maravilhoso, mesmo nos mais pequenos detalhes. Por momentos, pude entrar no mundo delas e fingi nem existir, só para absorver cada segundo.


















Não foi minha primeira vez fotografando um ensaio de família, mas esse foi, certamente, o mais especial - porque foi um momento em que me foquei somente na relação de filha e mãe.

A Julia é quase minha vizinha, tatuadora no primeiro estudio de tatuagem feminino de São Paulo, é mãe, uma mulher que ganhou minha amizade e grande admiração. E a maternidade lhe fica tão bem <3






















Nos últimos meses tenho me rodeado de mais crianças, devido ao meu trabalho, como fotógrafa. Apesar de fazer mais ensaios femininos, existem também alguns eventos que vou fotografando, sobretudo aniversários, casamentos, etc. E, para mim, o lado mais positivo de fotografar crianças é mesmo sua espontaneidade e expressões genuínas. Pode ser cansativo, verdade. Mas quem corre por gosto, nunca cansa.

No caso da Julia e da pequena Alice, o tempo simplesmente, voou! Entre brincadeiras e joguinhos, fui observando cada gesto, cada troca de olhares, sorriso e rodando em volta delas, me envolvi em seu mundo. 
















Sempre afirmei que prefiro um registro fotográfico mais documental e, quando surgiu a oportunidade de fotografar a Julia com a filha em casa, fiquei muito feliz! Até porque, tal como eu, elas moram em casa mesmo - bem típica de São Paulo e da zona oeste, de por volta da década de 60/70. Isso me deu uma grande liberdade de movimentos e uma luz maravilhosa de ínicio de tarde.






A curiosidade da Alice pela minha câmera, falou mais alto. E, rapidamente, ela quis fotografar e ver o resultado de imediato. Eu dei uma ajudinha, tentei focar a foto para ela e pedi que pressionasse com força o botão. Essas duas fotos, foram feitas pela pequena Alice :) 

Temos talento! <3

Foi uma delícia observar sua curiosidade e alegria em fotografar a mãe. Quanto amor envolvido, quanta cumplicidade entre as meninas.
















Quando falo em cumplicidade e, também, de laços fortes, tudo se resume a essa última série de imagens. Numa época em que se discute cada vez mais a questão da amamentação, seja ela envolvendo crianças mais "velhas" ou seja em lugares públicos, é refrescante ver uma mãe jovem que respeita o ritmo da criança e seu amadurecimento.

E, por isso, foi tão importante para a Julia registrar essa fase entre elas, antes que a Alice decida que não quer mais amamentar. Imaginem então, como foi importante e significativo eu poder fotografar essa intimidade.
































Há algum tempo que não me divertia tanto a fotografar, do ínicio ao final. Em momento algum eu senti que estava trabalhando. Me sentia apenas observadora de algo lindo e natural, brinquei bastante, ri mais ainda e, no final, felicidade pura por sentir que testemunhei algo único e pude eternizar tudo isso, através do meu simples olhar.
























Em nenhum momento a Alice estranhou a câmera e me pareceu bastante à vontade, durante o tempo todo. Não deixou de agir de forma natural, não deixou de interagir com a mãe, com seus bichinhos lá de casa... Eu preferi seguir seus movimentos, apenas participando de suas brincadeiras e conversas. Foi uma ótima forma de conhece-la um pouquinho melhor.
































Depois do nosso ensaio ter terminado e de termos levado a Alice até à escolinha, eu e a Julia tivemos a oportunidade de conversar um pouco mais e de trocar experiências. Ela me tatuou e durante essa hora, percebemos o quanto temos em comum e admiração por ela só cresceu ainda mais. 

Coragem para ser mãe jovem, de ambicionar ser mais e melhor, arriscar na vida e mudar totalmente de rumo, apesar da responsabilidade que envolve ser responsável por uma vida. 

Coragem para encarar o mundo como ele é e de não seguir as regrinhas impostas pela sociedade, às vezes pela família e isso, me inspira demais!




































Julia, te agradeço do fundo do coração por me permitir entrar nas vossas vidas e pelo privilégio de fotografar vocês <3 


6 comments:

  1. Estou ABSOLUTAMENTE apaixonada por este trabalho. Sou mãe, educadora social numa ONG e fotógrafa, atuo também com eventos sociais e dou preferência para as fotos jornalistica, documental, com menor número de poses possíveis. Parabéns, querida! Fiquei profundamente emocionada! Alegrou meu dia! Voe alto!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thaís, meu deus. Que comentário mais lindo! Fico imensamente feliz em saber que meu simplesmente trabalho, emocionou e inspirou alguém! Não existe maior recompensa <3 o meu mais sincero obrigada pelas suas palavras, minha querida! Beijo enorme

      Delete
  2. Que coisa mais linda do mundo! Quero abraçar as duas da foto e você também, pela sensibilidade :)

    blogdeclara.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clara, que comentário lindo! Obrigada de coração, pelo carinho <3

      Delete

design by WE BLOG YOU