Barbara ♥





Existe maior prazer na vida do que fotografar amigos? Para mim, dificilmente existe. Por isso, esse ensaio tem um significado ainda mais especial!














Conheci a Barbara num contexto bem divertido e estranho, ao mesmo tempo. Aconteceu há quase 3 anos, quando ainda morava em Lisboa e procurava/tentava descobrir qual seria meu próximo grande passo na vida. Tinha voltado há alguns meses de Londres, onde vivi grande parte do ano de 2012 e não me sentia feliz na minha cidade. Meu trabalho era emocionalmente desgastante, sem saída ou progressão, salário muito baixo e a maior parte dos meus amigos viviam fora do país. 

Até que, um dia, uma amiga australiana (que conheci em 2010 enquanto trabalhava num hostel em Lisboa) voltou à cidade e quis se encontrar comigo. Mal eu imaginava como esse dia, em particular, iria mudar tanta coisa na minha cabeça.


















Nos encontramos no centro da cidade e logo fomos almoçar num lugar que eu amo, Lx Factory. Um lugar onde antigamente funcionava um complexo industrial muito grande, num bairro à beira do rio Tejo. Esse espaço foi recuperado e transformado em restaurantes, cafés, ateliers, espaços de co-working, galerias de arte, bares, etc. 

Imogen, minha amiga australiana, que já estava namorando o seu atual namorado, estava recebendo no seu telefone (através da internet) várias dicas do Dave (namorado) de que algo iria acontecer enquanto a gente estivesse almoçando - uma surpresa! Mas como assim? Como que o namorado dela, lá no outro lado do mundo, iria surpreende-la em Lisboa - mesmo ele sabendo o exato lugar onde ela estaria almoçando comigo?! Quanta ansiedade!














Já no final do almoço, aparece a Barbara filmando seu trajeto até nós e descrevendo tudo o que estava acontecendo. A Barbara era amiga do namorado da Imogen e, sabendo que ela estaria em Lisboa, orquestraram uma supresa pra ela! As duas não se conheciam pessoalmente, apenas através da internet, pois tanto a Barbara como o Dave, participaram num concurso online para ganharem uma viagem pelo mundo e foram uns dos finalistas! Olha que bizarro!

Como devem imaginar, eu fiquei meio sem entender o que estava acontecendo, naquele momento. Só depois que as duas se acalmaram, é que me explicaram direitinho que surpresa era aquela ahah mas foi amor demais, gente!


























Depois da surpresa desvendada, ficámos horas conversando sobre várias coisas e eu tive a oportunidade de conhecer melhor a Barbara. Ela nasceu no Brasil, mas morava em Lisboa fazia muito tempo e estava namorando o seu futuro marido que, por sua vez, é americano. Tudo muito multicultural, por aqui, amo!

Ao longo dessa tarde deliciosa de conversa entre meninas, ouvindo suas histórias de viagens e experiências loucas nessa vida, senti um forte desejo de - também eu - fazer algo que mudasse minha história.



















Nesse mesmo dia, quando voltei para casa, me sentia super inspirada e precisei compartilhar meus sentimentos e pensamentos com meu ex-marido. "A gente precisa aproveitar agora! Vamos viajar o mundo enquanto nada nos prende aqui! Conhecer outras culturas, ter histórias para recordar pro resto das nossas vidas, fotografar muito, nos perder, nos encontrar..."

Essa ideia foi crescendo a cada dia que passada, a cada mês. Foi se tornando cada vez mais sólida e real. E, a verdade, é que 10 meses depois, estavamos partindo para Bangkok! Sem data para voltar, sem grandes planos. Eramos livres, pela primeira vez. 




















Escutar as vossas histórias e das pessoas que fui conhecendo no hostel onde trabalhei em Lisboa, entre 2010 e 2011, mudou totalmente a minha vida. Abriu minha mente, aprendi imenso com as pessoas com quem me cruzei e me deu a coragem pra enfrentar esse mundo louco! Sou outra pessoa, uma pessoa melhor. Com memórias incríveis, mais madura, não tão materialista...

No finalzinho do ano passado, a Barbara voltou ao Brasil de férias e para visitar sua família e me perguntou se eu a poderia fotografar. Sim ou claro? ahaha Até porque ela é, também, fotógrafa (muito talentosa, por sinal!) 
Que surpresa maravilhosa! Poder reencontrá-la depois de todas essas mudanças, compartilhar episódios vividos e fotografá-la num país e continente totalmente diferente!














Obrigada por teres sido mais uma surpresa na minha vida, Barbara! Foi muito especial a forma como nos conhecemos e nos reencontra-mos. Espero voltar a repetir essa experiência! E, obrigada também, por me teres inspirado tanto naquela tarde. De coração 


2 comments:

  1. Tô tipo de cara com esse ensaio, hahaa lindo demais, quanto sentimento, quanto amor, quanto cuidado, está de parabéns Filipa <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. queriiiiida <3 um imenso obrigada por suas palavras! seu trabalho tem sido máráviouso, ultimamente!

      Delete

design by WE BLOG YOU